domingo, 14 de outubro de 2007

Construção das personagens...


Para a construção dos nossos fantoches fizemos uma lista das coisas mais necessárias;

Material:
-papel das mesas
-cola branca
-balões
-arame
-ráfia
-luvas
-tintas guaches
-tecidos (coloridos e escuros)
-rolos de papel
-agulhas
-linhas
-fita cola tesa
-aventais



A nossa historia contem três personagens, por isso cada uma de nos ficou responsável por um boneco.












Tivemos alguns problemas ao nível da secagem dos bonecos.
Por isso tivemos que passar muitas vezes cola branca.









Mas depois desse problema ultrapassado, acho que o nosso trabalho da construção das cabeças ficou bem na minha opniao.








Historia

As bruxas más
Era uma vez, duas bruxas muito feias e más, chamadas Malvina e Malvona. Essas bruxas tinham uma irmã, chamada Malva, que além de também ser muito feia, tentava ser boazinha, o que não agradava muito às suas irmãs.
Malva - (canta) (floribella vem dançar)
Malvona - O nosso plano vai ser genial...
Malvina - Não nos vai faltar comidinha!!!
Malvina e Malvona - Que barulho horripilante é este??? (olham para Malva)
Malvina - (arranca os fones) Outra vez a ouvir isso? Será que vamos ter de por essa porcaria no lixo?
Malvona - Estamos fartas de te dizer que as bruxas não ouvem música e muito menos andam com essas roupas todas... coloridas.
Malva - Oh desculpem, peço desculpa, mas eu ouvi esta música na televisão a mulher que a cantava era tão divertida...
Malvona - As bruxas não são divertidas...Malvina - São... más, cruéis, frias e não divertidas. Ah! E já disse más???
Malva - Hum! (e baixou a cabeça). Eu juro que tento ser assim mas não consigo...
Malvina - Eu sabia que a nossa mãe não devia ter uma bruxinha de um humano.
Malva - Ela fez um feitiço ao meu pai, se não o fizesse, ele nunca teria namorado com ela!
Malvina - Pois! Pois! Tretas... as bruxas são irresistíveis, não as meias bruxas como tu que parecem uns espantalhos, de tão coloridas.
Malvona - Se tu não aprendes a bem, aprendes a mal. Agora vais participar no nosso plano, para apanhar os miúdos irritantes.
Malva - Qual é o plano? Eu não quero fazer maldades às crianças...
Malvina - Tem calma... Nós temos uma proposta para te fazer...
Malva - O que é?
Malvona - se tu nos ajudares com as criancinhas nojentas, nós dizemos-te quem é o teu pai. O plano é fazer uma casa com doces para chamar as pestes e tu vais cantar, porque acho que os pirralhos gostam dessas coisas!
Malva - Mas isso é chantagem!
Malvona - Chama-lhe o que quiseres...
Malvina - Eu chamar-lhe-ia um favor.Malva - Tenho que pensar... Bem, eu acho que vos ajudo, mas o que vão fazer às crianças?
Malvina - Não lhes vamos fazer mal!
Malvina e Malvona- Ahahahahah...Malvona - Malvina vamos rever o nosso livro de feitiços, para vermos aquele que a nossa mãe falava, de ficarmos muito bonitas...
Malvina - Sim, sim... Estou ansiosa por arranjarmos as unhas dos pé daquelas pestes...
Malvona - Hum! E as meias com xulé para dar um gostinho apetitoso.
Malvina - Na receita, também falava das baratas, cérebro de cobra, pata de escorpião, piolhos e asas de morcegos!
Malvona - E não nos podemos esquecer do tempero, rabinhos de ratazana!!!
(Duas semanas depois, a Malva já tinha cortado as unhas aos miúdos e roubado as meias com xulé...)
Malva - (com um saco ou caixinha) Bruxinhas, já vos arranjei o que me pediram... então quando é que me dizem quem é meu pai?
Malvina e Malvona - Um dia saberás... Ahahahahah...


Esta foi a historia que o meu grupo (Carla, Marina, Susana) inventamos para a nossa apresentação.

Inicio do Projecto

No início da aula antes de começamos a pensar o tema do nosso projecto o professor deu-nos uma metodologia que devemos seguir no nosso projecto.
Esta metodologia esta dividida em seis fases que são:

1. Pesquisa/Informação:Recolha de informação, utilizando uma diversidade de fontes, de acordo com os objectivos do projecto.
2. Selecção/Planificação:Caracterizada pela escolha da informação que se irá utilizar e pela elaboração do plano de trabalho.
3. Decisão/Recursos:Esta é a fase anterior à parte prática do trabalho, na qual se devem tomar decisões acerca do desenvolvimento.
4. Desenvolvimento/Controle:Nesta fase é feita uma experimentação, em que seguidamente será executada uma comparação dos resultados com a planificação original e fazem-se as alterações necessárias.
5. Execução /Apresentação
6. Avaliação

Depois disto fizemos uma breve sinapse sobre o que iríamos fazer no nosso projecto para dar ao professor.Onde falamos que vamos realizar um teatro de fantoches de luva, que ainda não tinhas uma história escolhida mas que em principio as historia terá como personagens animais ou personagens animadas. Mas para isso cada uma de nos foi pesquisar histórias para poder adapta-la de acordo com as nossas decisões.

Primeiras aulas.

Começamos por nos apresentar falando um pouco de nós de que gostávamos e não gostávamos. Ate fizemos uma apresentação perante a turma toda (no meu caso fiz um bonequinho no dedo onde me apresentava).